terça-feira, 26 de outubro de 2010

e-mail que circula por aí...

Resposta ao texto: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/10/479499.shtml


Desculpem, mas não posso continuar recebendo esses e-mails sem me pronunciar.
Aos que se dignaram em ler o texto do Jabor - e queiram ter visão diferenciada e refletir sobre o tema - leia algumas considerações.


Antes de mais nada é interessante lembrar que Jabor trabalha na Rede Globo, a mesma emissora televisiva que prossegue atuando na farsa de conferir ao povo brasileiro uma identidade única. A emissora que apoiou o Golpe Militar, a grande emissora da América Latina, que dita regras e moda à população pobre, entretendo o povo em frente à TV com programação de má qualidade, reforçando preconceitos e discriminação. A mesma emissora que, atualmente, foi desmascarada quanto a um vídeo de suposta agressão ao candidato tucano José Serra em uma carreata. O vídeo foi uma MONTAGEM!

Lembrando que ele é um cara da direita, do lado das elites, do lado dos donos do poder, que desde sempre dominaram a vida do povo e ditaram as ações. Isso, claro, se o e-mail for mesmo de um texto do Jabor. Conheço algumas declarações desse figura, mas não sei se ele seria tão acéfalo em afirmar essas coisas todas.

Generalizar brasileiro, ou qualquer outro povo, é, no mínimo, ignorância profunda. Uma nação, um pátria, não é e nem pode ser uniforme, as pessoas são diferentes. Em se tratando de Brasil então... é uma baita diferença, muitos povos, muitos costumes... e viva a diversidade!


Vamos lá:
Sobre Lula, acho que deveríamos ter mais cuidado ao falar coisas sobre esse homem. Indico a leitura desse texto, de um professor e economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro: http://www.sinpro-ba.org.br/conteudo.php?ID=1005 - aos que não tiverem tempo, vou passar um trecho:
Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos. Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos [14 universidades públicas e entendeu mais de 40 campi], e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade [meio milhão de bolsa para pobres em escolas particulares].
Não sou partidária ao PT, mas a verdade deve ser dita. O homem tão mal falado, tão difamado... fez muito mais que gente com pós-graduação.

Isso, não dê esmola na rua mesmo. Deixe que os mendigos morram de fome. Afinal, não trabalham porque não querem. Tem emprego pra todo mundo, não tem? Quem já esteve sem emprego? Foi fácil arranjar? Imagine então para um mendigo. Não acho que devem doar seus salários, mas ajudar quem está necessitado é coisa de ser humano: gente humana tende a fazer essas coisas mesmo. Ainda bem... os que são cristãos, budistas, espíritas, muçulmanos sabem que devem praticar a caridade. Os que são "evoluídos" e ateus, devem, no mínimo, se apoiar na ciência e reconhecer os benefícios de uma sociedade mais justa. A atuação do governo acontece, aos poucos, mas acontece. Ou acha que programas que distribuem renda e leite são bobagens qualquer? (falo disso logo na frente)

Isso, ninguém tem mesmo que dizer como tratar "nossa criminalidade", tem que matar todo mundo. Né? Daí acaba a criminalidade. Por favor... raciocinar faz bem. Claro que a vida dos detentos não pode ser a mais agradável possível, mas estar preso, trancafiado, já é uma coisa bem significativa numa sociedade que preza a Liberdade como um de seus pilares. No final das contas sabemos que quem manda em São Paulo é o PCC, e ele não manda sozinho... nem são os grandes chefes do tráfico que estão no topo dessa hierarquia. Tem gente muito importante por trás, e para esses, nada acontece. Deixa que aconteça ao pobre, desgraçado, laranja. Aos grandes, às grandes empreiteiras, aos grandes empresários e aos grandes políticos poucas vezes algo acontece. Curioso, não? A cadeia não é concerto pra ninguém! Quantas pessoas que você conhece foram e voltaram melhores? Recuperados? Temos um sistema carcerário falido. A prisão só serve pra mostrar aos membros da sociedade que, se eles fizerem algo: terão "isso" como punição. Ótima maneira de pensar as pessoas, o futuro, a reabilitação. Então se não é pra se recuperar que se diga logo, mas não venha com demagogia dizendo que cadeia concerta, porque isso é extremamente raro.

Assistir à Rede Globo, ler o Estadão e a Veja e dar risada todo dia é o que devemos fazer. A imundície que essas grandes mídias produzem é nojenta, isso sim é porco.
Brasileiro tem esse problema [de ver coisa errada e não protestar]? Só brasileiro? Claro, não somos a França, não temos a história da França pra nos coletivizarmos a ponto de programar uma greve geral. Afinal, tá todo mundo muito preocupado consigo mesmo. Reclamar que não se tem manifestação é fácil, assim como é fácil criticar quando tem manifestação e as pessoas acabam entrando em conflito. CLARO! Com um governo que coloca a polícia pra dentro das universidades e bate em estudantes, em intelectuais e professores brilhantes, que espanca os velhos nas filas do INSS, que trata movimentos de educação para inclusão de jovens e por terra como criminais... fica bem difícil. Esse é o cenário de "reação" à luta política por direitos que o governo do PSDB tem trazido à tona em SP. Vamos lá, tem manifestação de vários tipos em vários pontos da cidade, quase que diariamente. (Ah, mas eu nunca fico sabendo... Claro, só assiste Rede Globo. Não vai ver mesmo!)

É, brasileiro não é trabalhador mesmo (desculpem, mas é possível que eu use palavras não muito agradáveis agora). Por isso que o metrô, o trem e os ônibus às 6h, 7h, 8h... da manhã e 17h, 18h, 19h... estão SEMPRE vazios. Principalmente durante a semana. Só tem brasileiro vagabundo mesmo. Ninguém acorda cedo, ninguém trabalha, tá todo mundo dormindo. Já notou que é tudo vazio? É que ninguém trabalha, é tudo vagabundo. Todos os brasileiros, como diz o texto enviado. PQP!
As pessoas acreditam nos políticos, muitas acreditam que pode melhorar. Tem uma música do Natiruts "Deixa o menino jogar", indico pra que ouçam - a letra e o vídeo estão, integralmente em http://letras.terra.com.br/natiruts/81/:
"...Os anos passam sem parar e não vemos uma solução. Só vemos promessas de um futuro que não passa de ilusão. E a esperança do povo vem da humildade de seus corações, que jogam suas vidas seu destino nas garras de famintos leões..."
Ao invés de reclamar dos políticos, vote em candidatos melhores. Não há só um ou dois partidos no país... existem muitos e muitas idéias. São eles que votam todas as ações do governo, nennhum decreto/lei é assinado pelo presidente sem ter passado pelas duas casas - Deputados e Senadores. A remuneração política foi uma luta popular. Antes os políticos não recebiam, antes eram os aristocratas que exerciam a política. Os menos favorecidos, os pobres, os operários, é que lutaram para que tivesse remuneração, para que ele tembém pudesse ser eleito, para que não continuassem somente os membros da elite na política. A remuneração é fruto de uma luta justa.

90 reais é esmola do governo? Rapaz, já ouviu falar em redistribuição de renda? Em Direito Econômico? Direito econômico há no mundo todo, todos os países industrializados, os países de ponta tem isso! A Inglaterra tem! Isso é ação do governo para garantir SOBREVIVÊNCIA das pessoas. O governo é - você querendo ou não - responsável pela vida humana. É para preservar a vida da nação que ele existe, Rosseau, Hobbes e Locke tem um longo estudo sobre as funções do Estado, vale a pena pesquisar e entender a função e a explicação da existência de um Estado. 90 reais é esmola pra você, não é? Que deve receber seus 20mil por mês, pelo menos. Agora dá por vista famílias que trabalhavam, e juntas somavam 50 reais mensais. O que 90 reais a mais no orçamento não representa? Além disso, os beneficiários do Bolsa Família são OBRIGADOS a enviarem seus filhos à escola, e a terem consultas regulares na rede pública de saúde. Não é um programa que "dá dinheiro", é um programa que se preocupa com o desenvolvimento das pessoas, que obriga os pais a enviarem seus filhos à escola ao invés de trabalharem no campo com eles. É evolução, são novas perspectivas criadas através da educação. Tem gente que não precisa e recebe? Deve ter sim, mas são minorias. A maioria que passava fome, que morria de fome - morrer no sentido literal - que não tinha condição de sobrevivência agora estão tendo oportunidade de se desenvolverem. Aconselho que leiam os relatórios do governo e de mídias sobre esse programa. O governo não pode fechar os olhos e deixar que milhares de pessoas morram de fome, enquanto alguns poucos concentram boa parte da riqueza nacional. É necessário preservar a vida, garantir sobrevivência. Lendo mais, se informando mais, tudo se resolve...

Ah é, me esqueci. Desonesto é brasileiro, né? Europeu não. Indiano não. Norueguês não. Suíço não. O problema deve estar no chão, pisou, virou desonesto. Esse moço não tem MINIMAMENTE noção histórica. Leia: "Raízes do Brasil" - Sérgio Buarque de Holanda; "Os donos do Poder" - Raymundo Faoro; "Casa Grande & Senzala" - Gilberto Freyre; "Formação do Brasil Contempoâneo" - Caio Prado Jr. Depois de ler e analisar a bibliografia básica pra qualquer estudioso falar em "Brasil", daí pode produzir alguma coisa. Se esse moço tivesse lido essas obras, ele saberia que a formação do Brasil é ALTAMENTE influenciada por seu colonizador, Portgual, que tinha, desde o início do Reino um sistema político onde imperava fortemente as relações pessoais em contraposição das ações públicas. Isso é uma questão de organização política, fundamentada na MESMA ELITE ECONÔMICA desde o Império até os dias de hoje. São eles que fundamentam e seguram o aparato estatal brasileiro, que parece ser Racional-Legal, mas na verdade é Tradicional-Patrimonialista (esses são conceitos de Max Weber, adotados por Raymundo Faoro).

Na favela então só mora bandido e gente que apóia bandido. Clássica opinião da elite. Então se só tem bandido, manda baixar polícia e meter bala em todo mundo. Já que só tem bandido e que as ONGs não devem dizer como tratar os criminosos, mandem descer camburão pra cá, bota todo mundo dentro e os que recusarem, atire. É tudo bandido. E quem não é, apóia. Entende como esse argumento serve pra MASSACRAR ainda mais a população das periferias e áreas pobres?
É, claro... vamos identificar os traficantes e denunciar pra polícia. Afinal, a polícia é honesta e justa. Vai ajudar todo mundo, principalmente os pobres. A política é o braço repressor do Estado! (outro conceito do Weber)

Agora vamos matar os bandidos? Todos? É, isso mesmo, entra na favela e mata todo mundo. "Consertar" a pessoa não funciona mesmo, então mata tudo. É, bem Paulo Maluf, mesmo... porque TODO mundo tem a mesma oportunidade, né? Todo mundo tem saúde de qualidade, tem especialista em todo hospital, não sabia? Tem educação de qualidade, professor recebe bem, as escolas são reformadas, tem quadra poliesportiva coberta, tem sala de computadores com internet banda larga, tem bibliotecas com, pelo menos, 20 mil títulos... é, claro. Temos todos as mesmas oportunidades. Por isso só vira bandido e mau caráter quem quer, e engraçado que é sempre filho de pobre... Rico nunca é bandido.
O fulano vem me falar em Anarquia? Por favor, vá estudar. Anarquia não é um país onde todos têm direitos e ninguém tem obrigações... se ponha a refletir minimamente.
SISTEMA FEUDAL? AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH NÃO! Ele não disse isso! NÃO DISSE! Camarada, qualquer criança na quinta série ou sexto ano do Ensino FUNDAMENTAL sabe quais são as bases do sistema feudal! E NÃO existe Feudalismo no mundo contemporâneo. Se ele não assassinou a gramática até agora, matou a história, assassinou com sangue nos olhos.

"Jeitinho brasileiro", eis aí. Vá ler as obras que citei anteriormente... depois da reflexão: vai lá e diz alguma coisa embasada em algo que não seja a conversa de cozinha da sua avô.

O Brasil é um país voltado para o futuro. Isso é possível dizer hoje em dia. Deixamos de ser "cachorrinhos" dos países desenvolvidos, estamos adquirindo visibilidade. Organizamos e apaziguamos conflitos internacionais. EIS O BRASIL, O FUTURO, E MAIS: O PRESENTE. Pois é... e o pior: feito por um operário semi-analfabeto. Que coisa, não? Estamos em condições de crescer ainda mais. Mas é necessário que os brasileiros se valorizem e vejam que o mundo nos valoriza. A Bolsa deValores de São Paulo é uma das mais importantes do mundo. A economia não foi abalada com a crise mundial - ainda há países que não conseguiram se livrar da crise, nós mal a sentimos aqui. Pois é, foi o operário ignorante, viu? Que coisa, não, Elite? Isso é o que eu poderia chamar de um tapa com luva de pelica. Temos uma das MELHORES taxas de crescimento do mundo. A realidade da falta de crescimento era a realidade do governo FHC, PSDB. Hoje a coisa é diferente. Está aí a Carta Capital, o Le Monde... grandes linhas editoriais discutindo o papel atual do Brasil no cenário global.



O Brasileiro merece crescer. Cada vez mais. As pessoas precisam ser cada vez mais assistidas. É necessário cada vez mais educação, saúde, qualidade de vida, segurança, moeda forte.




FORA Estado Mínimo! (PSDB) Chega dessa política Neoliberal assassina, cretina, porca e suja. ALÔ Brasil novo, Brasil crescente.


Como vimos, nada aqui é muito verdadeiro e esse texto é TOTALMENTE perdível, sim. Não há nada de Imperdível na desinformação.



Talita Amaro de Oliveira
Cidadã

Nenhum comentário: