domingo, 26 de agosto de 2007

Redação para a escola

Nome: Talita Amaro de Oliveira série: 2ºM/B nº. 34

DISSERTAÇÃO

Tema: Pequenos gestos fazem grande diferença
Título: Deixa fluir o amor


Da mesma maneira que a violência é contagiosa, que o ódio e o mau-humor são contagiosos o amor também é. Que tal cultivar o amor? O mundo depende de nós. Nós todos, crianças, jovens, adultos e velhos, afinal, nunca é tarde demais para contribuir e melhorar a convivência com todos. Afinal, sua xícara está meio cheia ou meio vazia?
Lembre-se que o único responsável por tudo que acontece na sua vida é você e a maneira como você encara os fatos, então antes de espernear diante de um problema ou até mesmo jogar a culpa de seu estresse e sua frustração para cima de terceiros veja o que você fez daquele fato, encare seu erro e com sabedoria controle-se para encarar a vida.
Ninguém nunca disse que seria fácil viver mesmo. Nunca disseram que seria fácil seriam as situações as quais teríamos de enfrentar, nunca disseram que não teríamos aborrecimentos e que tudo seria um lindo mar de rosas. Devemos ser severos sim, mas a doçura deve ser presença obrigatória no nosso relacionamento uns com os outros. Aprender a tornar grandes futuras catástrofes em chuviscos brandos é uma raridade presente em cada homem, basta que ele use de seu raciocínio e discernimento para agir com sabedoria nas suas tomadas de decisões. Não deixe que um problema pequeno e de fácil solução torne-se uma bola de neve por falta de manejo.
Diga sempre ao sol o quanto ele te aquece, à lua e as estrelas sobre a beleza que encanta seus olhos ao admirá-las, diga aos seus pais o quanto são importantes para sua vida e que o papel deles foi fundamental para seu desenvolvimento, diga aos seus filhos quão preciosos eles são. Lembra daquele amigo que não vês a mais de dez anos? Procure-o e recorde os velhos tempos, parta para uma viagem dentro de si e relembre tudo que foi bom, faça seu dia ser iluminado, acorde bem e prepare-se para fazer a diferença na sua vida e na das pessoas que te rodeiam.
E os amores então? Aqueles com quem nós damos o máximo de nós para fazermos e sermos felizes, pois o amor é exatamente isso: quando um pensa no melhor para o outro. E a partir disso torna-se um novo homem, uma nova mulher, damos ouvidos aos nossos corações, cantamos uma música na ida ao trabalho, pensamos que o outro é o paraíso. As mãos dadas, os olhares apaixonados, os beijos aconchegantes e amáveis, a flor colhida no canteiro pouco antes do encontro para fazer uma agradável surpresa ao ser amado, e não venha dizer que isso não existe mais, que esse romantismo acabou e que tudo isso não passa de fantasia da cabeça de jovens sonhadores. Para os que insistirem mesmo assim em dizer isso: Sinto muito, mas acreditar no amor é tão importante quanto acreditar na vida, o amor é a força fundamental para a vida, é a vitalidade que te trás sorrisos e te arranca da grande piada que é a vida séria e o mundo real, sinto muito, mas acreditar que o amor pode transformar e que são os pequenos gestos que mudam não é só uma questão de fé, é uma questão de sobrevivência, se você não acredita, não vê e não sente isso o que mais pode-se fazer? Saiba que ter um amor especial por você, por todos que nos rodeiam é sublime. E como é linda a palavra de um homem que há tempos caminhou por cima das águas: Amai o próximo como a ti mesmo. É desta maneira que devemos levar a vida e acreditar no amor, pense melhor sobre como suas atitudes podem mudar a sua vida e a dos seus semelhantes.
O comprimento para um bom dia com bom-humor cai muito melhor que um comprimento bom dia de mau-humor. As coisas precisam ser analisadas para serem ditas. As palavras têm poder: Comece a usá-las de maneira simples e para o bem, não são necessários shows de esperança e solidariedade para mostrar que você é alguém importante para o mundo, ou para as criancinhas com fome e até mesmo para os flagelados. As atitudes sempre falam mais alto, as pequenas atitudes é o que fazem as coisas tomarem forma e se concretizarem, nós estamos em carência de amor e afeto um para com os outros. É preciso cultivar o amor e a sabedoria para regá-lo, vê-lo crescer e dar seus frutos é gratificante para quem o aguarda.
E por incrível que pareça, e até alguns não acreditem, pequenos gestos fazem sempre diferença.
Os melhores gestos vêm do coração, vem como uma angústia a ser sanada. Deixe que seu coração grite. Liberte-o para fazer o bem e agir de acordo com a lei que une todos os seres humanos como uma só nação: a nação mundial; como uma só raça: a raça humana.












Sinceramente não acho que posso ganhar, mas nem vi a redação de ninguém. Então...
Um dia colocarei um texto que presta aqui sobre "pequenos gestos". E outra... Minhas "dissertações" nunca se encaixam no que deve ser uma dissertação.
Mas e daí? Quem disse que eu quero me prender a padrões?

12 comentários:

Lets disse...

Quer falar que a redação
não ficou boa?!
Cara de pau...há,há,há :-P
Ficou lindo :-D
Concordo plenamente,
todo mundo parece se esquecer
que é o amor que movimenta tudo,
que torna a vida colorida,
que coloca um sorriso verdadeiro
nos nossos rostos,enfim,não existe
sentimento que se compare...
Amo vc,moça S2
Bjs!!!

Unknown disse...

ótima!
gostei mto da sua redação,
principalmente dessa parte
"... não venha dizer que isso não existe mais, que esse romantismo acabou e que tudo isso não passa de fantasia da cabeça de jovens sonhadores.", pois eu acho que esse romantismo é a melhor coisa no amor.

bem,gostei mto msm da sua redação;
espero qe você ganhe!

bjus!! ;)

Unknown disse...

Tata... vc tem um potencial auto.. e vc sabe disso ne!
As chances que vc tem de ganhar sao mtas... claro que vc nao viu a redação dos outros... mais acontece que a sua eh difenrente.. pq vc acredita em vc =] isso eh o legal!

Boaa sortee talitiiinhaa =]

Beiijos!

Anônimo disse...

bom.... nem preciso flr q são otimos seus post neahhh
esse axu q foi um dos melhoressss
amei viOOoo

essa sua redação axu q fikou perfeita
parabens

Bjaumm!!!

Anônimo disse...

to até com vergonha, pq vc falou tudo o que o mundo já sabe e esconde que sabe, do jeito que o mundo todo devia ter aprendido a ver ^^
pra resumir, se todos pudessem ver esse texto iam se perguntar, pq que nós sabemos tudo o que nos faz feliz e dificilmente fazemos.
aii sei lá tudo o que eu disse num vai dar pra explicar isso daqui é simplesmente uma obra prima, de alguem que vai presentiar essas novas mas cansadas retinas de muito mais coisas passiveis de mexer com o coração de todos no mundoooooo
lindo i num preciso falar mais nada simplesmente adorei
beijãozão linda

• menina dissimulada disse...

Bom, a inspiração não é um dos meus maiores atritubutos de hoje mas... Vou tentar deixar a Taa um pouquinho mais feliz né? ;)

Sobre tema "pequenos gestos fazem grande diferença", eu posso dizer que logo lembrei da areia.
Há quem diga que a areia, na verdade, não existe!
São pequeninos fragmentos de pedras, diferentes uns dos outros... Porém, todos juntos, formam aquela imensidão que se perde aos olhos.
Bem, cada um de nós somos um grão de areia, pequenos e diferentes, porém, se estivermos todos unidos, podemos ser uma imensidão de algo maravilhoso e simples, não?

Já sobre seu texto, posso dizer que descreve muito bem uma frase que um grande homem falou...

"Seja a mudança que quer ver no mundo"
Mahatma Gandhi

Sem mais ;)
Saudades Taa!

Anônimo disse...

Baaaah
Bom, não li a redação dos outros,
Mas sua redação tem um enorme potencial, e vc sabe usar as palavras de uma forma que o texto fique gostoso de ler.
^^

Parabéns Tah.
=D

Raul Dani-se as regras disse...

hum...

é, tenho que admitir, é um bom texto!

^-^!

o amor pode tudo!
concordo plenamente!
(experiência própria!)

Unknown disse...

POutxx e ainda tem coragemm de dizer que não vai ganhar ...teskk modéstiaaa [2]
heuehuehuehue..

Meuu ficouu boaa..tipo assim...sem palavras hehe..

Mostrou como pequenos gestos podem fazer grandes diferenças...não precisa "salvar" o mundo pra ver como uma pessoa eh importante ao mundoo.....

axo que você tem um grande futuro como escritoraa ehuehuehuehue...
pke oq vc escvreve eh algo que tocaa...algo que todos se recusam a enxergar..ou simplismente são palavras que emocionam..que alegram..

E olhaaaaaa nem choreiii
ehuehuheuheuheue...

tahh boaa simm ^^
beijoo

Anônimo disse...

Como já te disse, texto maravilhoso,comentário final melhor ainda =D

bjks

Gabriela Monteiro disse...

Oiee..

Ahh, nem preciso falar nada..
TUDO o que você escreve é ótimo..

e eu acho que se você não ganhou, será uma injustiça.!
=)

huhuhu.!
mas sério, tah muito bom..

te amo.!
beijoss.!

Anônimo disse...

Essa redação me lembrou muito da musica "A Lista" (de Oswald Montenegro),
Pareceu-me algo que lembramos que poderíamos ter feito, após anos da grande chance de fazê-lo otimizado...
Não importa o quanto banquemos de filósofos, admirando-nos com o mundo de forma perene... ele nos é um habito...
Discordo, se é que foi isso que você afirmou, que as pessoas amam pouco, vejo o contrario, as pessoas amam demais, não gostam, amam. Amam com pouca intensidade, amores tão constantes que se tornam hábitos, e logo, irritação, desvalorização. Nos falta intensidade, nos falta ódio, não poderemos conhecer o melhor sem antes dar ao menos uma olhadela no pior... e as pessoas já não olham para o pior, morrem deitadas, estagnadas entre os opostos...
Ah, o eu me empolgando
Gostei da redação, esta até que bem redigida, e me lembrou muito umas coisas que discuti recentemente sobre a tal da sociedade comunista ideal... rs