quinta-feira, 7 de junho de 2007


"Nas escolas, nas ruas, campos, construções, somos todos soldados, armados ou não. Caminhando e cantando e seguindo a canção. Somos todos iguais, braços dados ou não. Os amores na mente, as flores no chão, a certeza na frente, a história na mão" [PRÁ NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES - Geraldo Vandré]

Eu deveria ter nascido na época da ditadura. Talvez por ter uma natureza revolucionária, uma alma descontente com o que vê e o que vive e que tem uma busca desenfreada por mudança, por verdade, sede de justiça, vontade de amar, de ser feliz, de ter paz. Teria me dado muito bem naquele ambiente, nas revoluções, nas passeatas, na luta contra a repressão, me sentiria tão feliz e realizada.
Os estudantes eram tão presentes nessas revoluções. Onde estão eles agora? (na Reitoria da USP, mas só lá?) Tudo bem que naquela época todos tinham um inimigo comum: o regime autoritário. E, diga-se de passagem, do prazer que se tem de contrariar as regras, deveria ser ótimo lutar pela democracia no Brasil, ter ideais e idéias. Será que o sonho de democracia que nossos pais, avós e bisavós imaginaram é o que vivemos hoje? Por que os jovens não estão presentes nas manifestações contra o que os prejudica? Por que aceitamos todas as imposições do governo sobre nós? Por que continuamos calados, não vendo, não ouvindo e não falando? Afinal o que estamos esperando? Estão vendo o rumo que este país tem tomado? Estão conscientes das decisões políticas que influenciam sua vida? Onde estão UMES, UNE, escolas, professores, intelectuais? Sumiram todos? Não acredito nisso.

"Pois aquele garoto que ia mudar o mundo agora assiste a tudo em cima do muro. Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder! Ideologia eu quero uma pra viver" [IDEOLOGIA - Cazuza]

Realmente odeio quando me falam: “Odeio política!”, há um poema chamado “O analfabeto político” ele é demais, mas infelizmente o que eu tenho a fazer por pessoas como estas que dizem odiar a política? Tentar colocar-lhes algum conhecimento ou discernimento sobre política. Eu só não entendo como não se interessam por aquilo que determina suas vidas. Não ligam para reformas, leis, avanços econômicos, é inacreditável. Onde estão os estudantes? Onde estão os seres pensantes desse país? Pode ser que a politicagem que vemos já tenha nos cansado a tal ponto que tudo que nos parece com política nos deixe saturados e desinteressados. Mas pense bem, se nós, pessoas de bem não procurarmos uma mudança e deixarmos o barco andar sozinho quem se preocupará realmente com os brasileiros? Nós somos a juventude que precisa de conhecimento para mudar essa situação. Nós somos os que precisam mudar esse país (mais conhecido como joça).
Gostaria que todos pudessem pensar como cidadãos, cidadãos do mundo. Interessante seria se todos se juntassem numa mesma causa, afinal somos uma mesma classe: Seres humanos.
Estou com sede de ver outros Gilberto Gil, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Olavo Bilac, Glauber Rocha, Patrícia Galvão, Cacá Diegues, Olga Benário, Anália Franco, Vladimir Herzog, Caetano Veloso, Edu Lobo, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento, Nara Leão, Elis Regina, entre tantos outros brasileiros intelectuais da música, das artes e que se engajavam na luta política. Sede de ter um bom poema para ler, um bom livro pra expandir, uma boa música para ouvir. Sede de conhecimento, de liberdade, de verdade.

"A gente vai contra a corrente até não poder resistir. Na volta do barco é que sente o quanto deixou de cumprir" [RODA VIVA - Chico Buarque]

A mídia influencia-nos muito, afinal é a “janela” que temos para o que acontece no mundo do lado de fora de nossas portas. A Rede Globo cresceu muito durante os anos do regime militar. Coincidência? Para o historiador norte-americano Thomas Skidmore: “sua expansão foi abertamente favorecida pelos governos militares. (...) Em troca, a Rede Globo seguia uma política de programação estritamente pró-governo”. E todos se lembram, claro, de quem foi Roberto Marinho, não é?
Nos tempos floreados da ditadura militar no Brasil uma outra figura bastante conhecida que deu o ar de sua graça foi o rico empresário paulista Paulo Salim Maluf, um dos homens que detinham a confiança dos líderes da repressão militar. E hoje onde está esse senhor? Após ter sido preso, foi reeleito. E o povo quer mudança? Qualquer pessoa com a cabeça no lugar e os parafusos devidamente presos não dariam seu voto a este crápula.
Li um livro chamado: “Brasil: nunca mais” que ganhei de uma professora da EMEF Othelo Franco, chamada Antônia. Este livro é narrado pelo Arcebispo da Santa Sé. Um homem de Deus que falava sobre as torturas e muitos casos tristes de seus fiéis na época da ditadura. É terrível ler este livro, Um dos mais fortes sobre a ditadura. Muitos não conseguem terminar de ler, é inevitável não se comover.
Eu quero mudança, eu exijo mudança, estou começando por mim.

16 comentários:

Anônimo disse...

otimo texto tata, concordo com tudo, só gostaria de dizer que a democracia faz com que aceitemos as coisas com mais facilidade, pois foi a maioria quem decidiu.. isso é uma porcaria,, ja diria meu professor...

a democracia é a ditadura da maioria...

bjos

Anônimo disse...

Olha Taa, sinceramente são poucas as pessoas que estão bem e mesmo assim tem essa gana por mudança!
O grande problema é que enquanto está tudo bem as pessoas não precisam de motivo para mudar...
Quando piora, elas escontram a grande necessidade de mudança, só que aí a oportunidade do seu grito ser ouvido passou... E agora, por estar por baixo, ela não tem mais voz!
Engraçado né? Quando a gente tem a chance de mudar, não muda ... Porque momentaneamente está tudo bem ...

Anônimo disse...

partabens...ficou mto bom...
só queria dizer que...
sinto mto por lutarmos por nos e por todos os outros, e sermos tachados de baderneiros
sinto mto pelo povo se conformar em ser enganado
sinto mto por todos e por cada um...
e que apesar de tudo
"Me atiro do alto e que me atirem no peito, da luta não me retiro" O teatro magico

e realment eh uma pena q as pessoas demorem pra perceber...oq estao fazendo com elas...
"as revoluções são impossiveis até que se tornem inevitaveis" Leon Trostky
um dia elas vao acordar e ver tdo..isso eh inevitavel

Anônimo disse...

Talita vc escreve mt bem!!!!
nossa, parabens pelo texto
concordo com vc em tudo!!
parabens msm!!!!

Bjaum!!!

Gabriela Monteiro disse...

Bom, texto maravilhoso, como sempre.!
E eu queria que os jovens, ou a maioria deles, pensassem como você..!
Pq precisamos mudar essa "porcaria", precisamos nos impor sobre essa merda de liderança presidencial e tantas outras coisas que estão ao nosso redor.!
E a maioria das coisas que nos cercam, são uma pura bagunça e injustiça.!
E eu quero fazer a minha parte também.!
e meu voto já é seu.! =)

linda, amo o que você escreve.!
e também amo você.!

bjOs.!

Anônimo disse...

É muito bom ver que vocÊ tem uma cabeça e um coração voltado pra política.

O Brasil vem passando por um momento muito sério já faz tempo. Começou no descobrimento e ainda não terminou.


Passe sua mensagem adiante e com certeza estará fazendo algo pra ajudar a mudar.

Um beijo.

Anônimo disse...

Poítica?!
Eca.
xD
asdhoasdasd
<3

Quando tu se candidatar
eu voto em você.
=X
\o\

;*

Vida vida noves fora zero disse...

Olá Thalita...
Muito Legal o texto, faltou zumbi, mas você estava falando dos atuais, entendi.
“Apesar de você amanhã há ser outro dia”
Acho q o movimento Hip Hop faz um trabalho legal de conscientização (Racionais, Facção, GOG...). pq?
Quem anda com os braços cruzados são os “formadores de opnião” que estão com a bunda pregada dentro das universidades e nos grandes meios de comunicação, eles estão levando vantagens com essa podridão toda.
Enquanto os jovens ficarem vendo essa porcaria de malhação nada vai mudar, na boa, se você naum quer sair pras ruas pra denunciar que você está sendo roubado, você tem que no mínimo votar direito. Será que um cara que ouve Racionais vota num Maluf, Clodovil...?

Anônimo disse...

Passando pra deixar um beijão...
adoro ler seus textos...

Unknown disse...

Estou imprecionada, eu não era tão engajada na política, não saberia o que falar ou o que criticar é bom saber que pelo menos alguém se preocupa. Mas colocar essas palavras em pratica é mais díficil do que vc pensa, se o brasileiro vesse a política com a mesma intensidade que o carnaval não teríamos mais nada com que se preocupar.

Lets disse...

Oi,moça!
Amei seu texto
e não podia concordar mais!
Realmente,olha como antes as pessoas lutavam pelos seus direitos fazendo de tudo pra mudar as coisas.
Hoje,a situação do nosso país é só um assunto pra puxar quando não se tem o que dizer!
Reclama,comenta,continua sua vida e esquece...até onde isso vai?!
Bom,já escrevi demais!
Bjs,moça,te amo!!!

Anônimo disse...

e novamente...apesar da demora..estou aqui pra comentar..huh agradeço pela consideração de ter me avisado

Afinall creio que você não deveria ter nascidoo na era da Ditadura..pois se tivesse nascido naquela época quem estaria aqui para expor seus ideais, sua indignação e pondo um pouco de discernimento na cabeça daqueles que odeiam política?

apesar de ser difícil ser parte de um grupo mínimo que expõem suas idéias você nasceu na era certa..creio eu, pois somente depois de ter te conhecido aprendi a ver realmente as coisas, você expõe suas idéias de um modo séro e ao mesmo tempo divertido.

eu aindsa quero que a cada postagem no seu blog você me comunique, afinal aqui todos podem mostrar suas opiniões sabendo que será lido com seriedade neh?

bejo Taa..

ofrancesinho disse...

Palmas e mais palmas...!

Anônimo disse...

Céos, se todo mundo pensasse assim... =//
*falando de mim tbb =P*

Adoreeei o textoo Taa!

Beeeeeeeeeijo *

Anônimo disse...

Tenho quase certeza que você já quis discutir alguma coisa que você conhecia muito bem, com alguém que achava que sabia muito bem... mas não sabia. Acho que muitas vezes acontece isso. As pessoas lêem uma revista e assistem um telejornal, e acham que já conhecem o bastante... E como convencê-las do contrário?
Hoje temos a internet pra nos informar sobre TUDO. Mas eai? Numa livraria, numa banca de jornal, temos de tudo também, e o pessoal é atraído pelo... básico.
Acredito que as pessoas [que poderiam fazer alguma coisa ]não se interessam por política ou lutas porque se contentam com a vida ordinária que têm...

num sei se meu comentário teve muito a ver com o texto, mas enfim.
(ps: não que eu leia Carta Capital ...)

beijões!

Anônimo disse...

"...Nós somos os que precisam mudar esse país (mais conhecido como joça)..."
Não insulte a joça de brasil!
xD
Talitta...quando eu penso que você não tem mais cartas na manga você se supera... Acho que eu jah disse isso uma vez, mas não custa repetir... Se todos pensassem assim, pode ter certeza que seria tudo beeem diferente... Talvez estivéssemos na 3ª mundial...o-o
xD
brincadeira...
adorei tudo o que você escreveu... e também sinto falta daqueles que se declaram realmente contra o governo, daqueles que tentam defender os direitos do povo.
Enfim... muito bom o texto.
beijos!