sábado, 23 de junho de 2007

Aborto. Opção?

Dez anos sem postar... Mas estou de volta. Desculpe-me, mas é final de semestre e época de fechamento de notas. Então o tempo se tornou coisa rara. Mas enfim estou aqui. Pensei bastante e há tempos queria escrever um texto sobre aborto, este foi um tema bastante discutido durante todo o semestre nas horas vagas ou até nas horas inoportunas no técnico.

O que é o aborto?
Aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião, junto com os anexos ovulares. Pode ser espontâneo ou provocado. O feto expulso com menos de 0,5 kg ou 20 semanas de gestação é considerado abortado¹. [retirado do site Web Ciência]

Algumas mulheres quando engravidam alegam ter poder e autoridade para mandar em seu próprio corpo e escolher assim ter ou não seu filho já concebido... Algumas por motivos ridicularmente fúteis como a estética do corpo. E o que é a estética em vista da alegria de ter um ser pequeno e iluminado em seus braços? Ouvir a primeira palavrinha que ele disser, ver os primeiros passos, ouvir suas gargalhadas sempre tão gostosas... É, realmente os valores mudaram muito hoje em dia, quem um dia em sã consciência teria a coragem de matar seu filho? Nem um animal faz isso. Têm suas crias, cuidam e amam. Essa história de Ser Racional e Ser Irracional é um tanto interessante. Infelizmente alguns chamados Seres Racionais fazem a escolha para se tornarem Irraconais.
Reforço sempre que estamos ainda vivendo em "suposta" harmonia graças ao amor e a base que recebemos da nossa família. Há ainda os que não têm uma família, aqueles que ao invés de encontrarem um abraço caloroso de mãe, tem a sua espera o acaso.
No Brasil as mulheres tem a opção de abortar ou não seu filho em caso de estupro. Há aquelas que foram vitimas disso e ainda sim escolhem ter seus filhos, e as pergunte se elas não consideram seu filho o mais belo do mundo e a razão de sua vida.
E nos casos em que o bebê nascerá sem cérebro? Opção integral da mãe para fazer o que desejar, embora convenhamos o sofrimento gigantesco de uma mãe ao ter em seu ventre durante nove luas (não são meses...) e na hora do nascimento sua criança morrer.
Sim, cada situação é uma situação e generalizar é considerado sinônimo de falta de conhecimento.
O que não pode acontecer é que por falta de responsabilidade uma vida pague o preço por um erro que não é seu. O feto é uma vida, uma alma independente da mãe e ao mesmo tempo é dependente no sentido em que tem um elo de ligação para se desenvolver dentro do corpo da mãe e sem ele não teria a mínima probabilidade de nascer.
Eu concordo plenamente que todos tem autoridade sobre seu corpo, e se não quer ter um filho deve previnir isso com o uso da camisinha. E não descontando sua carga de irresponsabilidade em seu filho que só tem a culpa de não ter tido culpa de nada. Uma criança não surge do nada, não se fabricam bebês em indústrias, eles não devem ser frutos do acaso. Um filho exige responsabilidade, disponibilidade e muito amor, esses fatores serão decisivos no desenvolvimento dele na vida no mundo "aqui fora".

Tipos de abortos: [consulta à Celma Jorge Menezes e ao site Gehnte.org]
Sucção ou aspiração - Insere-se no útero um tubo oco que tem uma ponta afiada. Uma forte sucção (28 vezes mais forte que a de um aspirador doméstico) despedaça o corpo do bebê que está se desenvolvendo, assim como a placenta e absorve "o produto da gravidez" (ou seja, o bebê), depositando-o depois em um balde. O abortista introduz logo uma pinça para extrair o crânio, que costuma não sair pelo tubo de sucção. Algumas vezes as partes mais pequenas do corpo do bebê podem ser identificadas. Quase 95% dos abortos nos países desenvolvidos são realizados desta forma.

Dilatação e curetagem - Uma faca cirúrgica, em forma de foice, dilacera o corpinho do bebê, que é retirado em pedaços. O médico simplesmente divide o bebê em partes dentro da mãe. Este tipo de aborto é muito perigoso, por que pode ocorrer perfuramento da parede uterina, tendo sangramento abundante. Outro fator importante é que se pode tirar muito tecido, causando a esterilidade.

Dilatação e expulsão - No aborto por dilatação e evacuação ( D&E ), o abortista utiliza um grande fórceps para esmagar o bebê dentro do útero da mãe e removê-lo aos pedaços.

Injeção de soluções salinas - No aborto salino, uma solução concentrada de sal é injetada no útero da mãe. O bebê aspira e engole esse veneno. O sal não só causa extrema dor como queima a pele do bebê. O bebê sofre mais de uma hora e morre cauterizado lentamente.

Fitoterápico - São aqueles provocados pelo uso de ervas abortivas. É um método que pode provocar, na mãe, intensas e descontroladas hemorragias levando-a à morte.

Intracardíaca - Consiste em injeção de substâncias letais no coração do bebê.

Histeroromia - Utilizado por aborteiros para matar bebês com 6 e 7 meses. O bebê é retirado vivo. Recebe uma injeção para morrer. Depois é utilizado para experiências ou vendido a indústrias de cosméticos, para a fabricação dos produtos de beleza à base de ‘colágeno’.



Por favor me responda se tem coragem mulher: De pegar um revolver e atirar em uma criança qualquer? Pois isso é como um aborto qualificado, você acha pouco homicídio planejado culposo?Se você nunca fez, não faça mal a esse ser, crie bem essa criança que ainda vai nascer. Com dedicação, amor, mesmo com sufoco peça forças ao Senhor e diga não ao aborto! Pois é melhor prevenir do que remediar, porque o pior pode vir e o remédio não poder curar... Se o filho tiver que vir, deixe o vir que é de Deus, aceite o presente e diga: ele é teu! Saúde, condições de criar Ele dará pra você e pro seu filho crescer. Acredite nisso ou você prefere ao contrário? Que no Juízo Final o juiz diga: "Culpado!". [PLANO DE ABORTO - Ao Cubo]

Entre outros tipos de abortos. Depois disso tem coragem de dizer que abortar é opção? Opção de se tornar um assassino cruel só se for. Quem mata a vida de seu próprio filho que título criminalistico pode receber? Desejo consciência a todos.
Não estou aqui para julgar e sim para enterceder.

A única coisa que posso deixar para vocês numa forma de tentá-los fazer refletir é um trecho da Bíblia Sagrada:

"Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno, Eu te consagrei" (Jeremias 1, 5)

17 comentários:

Anônimo disse...

Boa tataa
perfeitamente bem dito... acho q tudo q tinha pra falar vc jah disse...

mto bomm
beeijo

Gabriela Monteiro disse...

Bom, texto lindo, como sempre.!

Meu Deus, me deu um aperto no coração ao ler os tipos de abortos realizados.! E fico imaginando, como uma pessoa tem coragem de realizar tão crueldade com uma pequena criação.!
É realmente deprimente.!

E infelizmente o mundo está repleto de pessoas que optam ao aborto como sendo a melhor opção.!
É uma tristeza.!

Mas deixemos isso para lá.!

Gostei para caramba do seu texto e de suas citações.!

amo vc menina.!
linda.!

bjos.!
[L]

Anônimo disse...

"Não há uma pessoa no mundo que tenha o direito de tirar uma vida"

não sei da onde eu ouvi, mas eu acho que cabe perfeitamente ao texto.

existem muitas mães que se lamentam por não poder gerar uma vida, enquanto estas preferem desistir, de retirar seu bebê, por motivos fúteis.

aliás como uma pessoa que se intitula Mãe consegue matar tão cruelmente seu próprio filho?? antes tivesse se previnido.

mas há ´pessoas que consegue fazer isto e ainda conseguir viver.

acho que foi bem escolhido este tema, para ser discutido aqui Taa..

e quero que contiinueee me informandoo sobre a cada postagemm ^^

bejo

Anônimo disse...

ehhhh achuq dessa vez vaiiii
tinha escrito um comentario legal....
mais agora as ideias fugiram..poxaaa



mais a minha mensagem continua amesmaaaa..
aborto eh crime e nada nem ninguém me faz pensar ao contrariooo
deve ser evitadoooo
.... sim....

bjus tatah

Anônimo disse...

nossa

olhei os tipos de aborto e fiquei muito chocado.
como um ser humano pode fazer isso com seu próprio filhote?
isso é completamente irracional!

"EU DIGO NÃO AO ABORTO, SOU A FAVOR DA VIDA E DA RACIONALIDADE"

ótimo texto Thalita

Anônimo disse...

Eu concordo com você perfeitamente.. é desumano vc tirar a vida de alguém (que nem tem o direito de se defender..) ainda mais sendo seu próprio filho! como vc disse: "Um filho exige responsabilidade, disponibilidade e muito amor, esses fatores serão decisivos no desenvolvimento dele na vida no mundo aqui fora" . Porém, mais desumano ainda, é uma "mãe" ter um filho, ou vários, e maltratá-los, colocar no farol pra pedir esmolas, bater, não dar carinho e atenção...OK, hoje em dia existem vários métodos contraceptivos, e até os mais pobres podem ter acessos à eles...mas se algumas mulheres hoje em dia (na maioria das vezes adolescentes, q mal deixaram de ser crianças) engravidam, e não vão criar seus filhos dignamente, desculpem-me, mas para mim é preferível a criança nem nascer- se for para sofrer.

Deixo claro que eu abortar não está nos meus planos ¬¬
Claro que previnir é melhor q remediar. Mas tb não acho q se o aborto fosse legalizado no país, todo mundo sairia abortando!! Cada caso é um caso...

Anônimo disse...

e mais um assunto delicado tratado pela talita...
aborto é realmente uma crueldade só... Eu não conhecia os métodos utilizados mas fiquei agonizado só de pensar...
Acho e sempre achei que o único caso de aborto permitido deveria ser aquele de casos de feto sem cérebro (acefalia)... Afinal, carregar um ser "morto" dentro do ventre é uma idéia absurda...
obrigado por mais um texto informativo e super bem redigido...
beijos!

Anônimo disse...

ja tinha uma visão bem antiabortiva, depois de ver alguns desses métodos me senti assistindo jogos mortais, mas, eu ainda acho que cada um pode fazer o que quiser a si mesmo, sua mente será seu guia, com lei a favor ou contra irao fazer do mesmo jeito, mas só gostaria que nosso governo nao fosse conivente com tal ato, bem como liberação de drogas e etc.., é muita covardia, se engravidar, conceba o bebe e o de a orfanatos por ai... mas live and let live..

Unknown disse...

Texto mto beem feito Talita.

O aborto eh tÃO q corta o coração só de ler.

E eu jah assisti um filme sobre =(

é realmente mto triste e mto desumano!

Parabéns Talitaa.

bJusS :**

Anônimo disse...

Acheei o texto muito bom mesmo, uma lição de vida pra muitas garotas que fazem sexo como se fosse algo banal e que não tivesse suas consequências(DSTs e geração de um filho). EU sou da seguinte opnião, se vc faz um filho vc tem que assumir os seus atos..pois cada ação tem uma reação, só que em alguns casos eu sou sim a favor do aborto, como por exemplo no caso de estupro...muitas pessoas podem criticar a minha posição, mas só quem passa por isso sabe, e eu conhço algumas pessoas que passaram por isso, em casos assim a criança senti que está sendo indesejada desde quando está no ventre da mãe. Caso contrário sou completamente contra o aborto...se vc o feez, então o tenha, falando de um modo beem vulgar...na hr de dar estava gostoso não é!? Então assuma o que vc fez.
Chorei ao ler os tipos de aborto, são certamente uma mostruosidade contra um ser, que se quer tem defesa.
Talitaaa parabééns pelos seeus textos =)
Adoroo vc

Anônimo disse...

Concordo com cada palavra digitada no texto.
A pessoa que aborta não sabe o quão poderia ser feliz ao lado de sua filho, e oque resta?!
O peso na consciência.
Ou nem isso.
Óteemo post Tah.
;3

Anônimo disse...

É de partir o coração ao ler os tipos de aborto.. como uma mulher tem coragem de fazer isso? Isso é completamente mostruoso!!
Se fez , assuma! Ninguém pediu pra nascer... ridículo o aborto.
Adorei o texto Talita!!

bjO*

Anônimo disse...

Sim eu já conhecia alguns metodos de aborto e tenho uma opinião um pouco discutivel,logico que é minha visão de mundo mas é minha.
Eu imagino uma universitaria que ganha 400 reais por mes e não teria condições de sustentar uma universidade particular ou ainda mais uma criança.Certo dia esta mulher que tinha um namorado fixo se esquece de usar camisinha. quando o namorado descobre larga a mulher e ela fica sozinha.ela estava fazendo o curso de seus sonhos em uma universidade que lhe proporcionaria melhora de vida.Seus pais não poderiam suportar a despesa de uma criança.Seus sonhos seriam terminados por um deslize irresponsabilidade, talvez.Mas nesse caso seria muito mais um deslize um erro.
Essa mãe em seu desespero leva-se a um desses tratamentos monstruosos,para chegar nesse ponto deve já estar em uma situação deploravel.Como eu posso julgar um desespero tamanho, que a fez chegar a esta situação.
Possa ser que não fosse a unica, mas a unica que ela encontrou, na minha opinião o aborto é feito por diversos motivos, o que mais me faz pensar é de uma minina de 17 ou uma mulher de 23 sem condições pra sustentar, que tipo de futuro ela vai poder dar a um filho se enterromper seus estudos parar sua vida.Não é só a estética, mas diversos fatores levam a um aborto.é a solução extrema para situações dramaticas.Uma familia desestruturada é a situação mais dramatica que uma criança pode sofrer.

Unknown disse...

Parabéns por mais um artigo bem escrito, vejo que se da ao trabalho de pesquisar o que muitos não fazem.
Uma vez eu estava assistindo no discovery channel um documentário e nele uma mãe comia seu filhote recém nascido que tinha nascido defeituoso não me pergunte que animal porque eu não me lembro.

Lets disse...

Uau...
Caramba,moça,realmente me
impressionei com esse texto!
Também sempre pensei em aborto
como um crime contra um ser inocente que pode ter tantas possibilidades na vida...
Quem pode privar alguém de viver?!
Acho que o destino,direcionado por Deus,é o grande responsável por cada mínima coisa que acontece...
Se nem uma folha cai de uma árvore sem motivo,imagine uma vida?!
Realmente,precisamos rever nossos conceitos!
Bom,adorei,parabéns mesmo!
Bjs!!!

Rafiinhajrt disse...

Bem Tata achei muito interresante tudo que escreveu. Concordo com você, ter o abordo como opção é desumano. Porém acho que abortar em caso de estupro é aceitável, bem em alguns casos a mulher escolhe ter o filho mesmo sendo fruto se uma situação totalmente indesejável. Mas acredito que mesmo essa mulher tendo toda essa coragem de ter um filho daquele que comenteu uma violência com ela, acho que esse bebê será sempre lembrança daquele sofrimento.
Acredito que somente nesses acasos devemos considerar o aborto um opção para a mulher nesse caso uma vitima de uma violência.

Tata agora que já sei do seu blog, vou passar aqui sempre gatinha.
Parabéns!

bjOO

Anônimo disse...

Mas eh sua cara esse blog hein!

Tah certo tem q falar mesmo!
(soh pra constar, sou contra o aborto x])
Admiro sua inteligencia Talita!