terça-feira, 29 de maio de 2007

Primeira Tentativa

Chegou a hora de começar a escrever, não?
Pois bem, o blog está devidamente criado e credenciado. Todos os meus amigos influentes ou já deram uma olhadinha ou comentaram, o que me dá esperanças para escrever. Na verdade esse blog é mais uma tentativa aparovada para tentar voltar a escrever. Coisa que para mim é necessária e faz falta. Chega de enrolação. Vamos começar! Mas por onde?

"Disseste que se tua voz tivesse força igual a imensa dor que sentes teu grito acordaria não só a sua casa, mas a vizinhança inteira" [HÁ TEMPOS - Legião Urbana]

É difícil escolher nesta música a parte que mais me toque (quem puder e não conhecê-la, favor ouvi-la), mas creio que esse trecho é bem mais marcante que os demais.
Todos nós temos com certeza algo oculto aos outros e não me venha falar: "Ah.. Minha vida é um livro aberto", pois por mais aberto que seja um livro sempre há um rascunho, onde antes de pôr no Livro da Vida a gente rabisca, erra e corrige. Estou mentindo?
Neste trecho é notável a dimensão da dor desta pessoa.
O que nós faríamos se um dia pudéssemos dizer tudo aquilo que nos faz mal? Colocássemos tudo aquilo que realmente nos incomoda pra fora? Sairiam tantas coisas, tantos medos, tantos anseios, tantas dores... Não sei se seria bom ou ruim, há coisas que nos envergonham tanto que não conseguimos nem pronunciar, a sociedade nos coloca numa teia tão bem armada que a realidade que vivemos já não é a verdade.
Queria eu, poder sem me importar dizer tudo aquilo que quero, chorar quando preciso e ajudar quando necessitarem meus semelhantes, mas tenho consciência de que nós somos produtos da sociedade (quem disse isso: Rosseau ou Voltaire?). Analise comigo: Uma criança quando pequena, em sua formação recebe todo o apoio e os cortes necessários para ser bem visto diante da sociedade. Já vistes em algum lugar coisa mais original e pura como uma criança? Criança não engana por maldade, criança quando não gosta de alguém fica de cara feia, faz bico, quando gosta abraça e beija. E o que fazem os pais? Podam-nas. Cortam-lhe as "asas", tiram-lhe a personalidade, ensina-os o que a sociedade espera deles transformando-os em produtos da mesma. O que temos hoje, independente da camada social em que se está é uma legião de seres idênticos. Que foram podados da mesma maneira e ensinados erradamente sobre o que é viver.
Por isso uma sociedade narcisista.
O ser humano encontra-se tão preso dentro de si mesmo, dentro de normas, regras, doutrinas que se esquece de viver, de ser feliz, de sorrir, tem medo de sair à rua e conversar com os outros, já se esqueceu de dar "Bom dia" aos que encontra, já não mais aproveita seu tempo, jogá-o pela janela. Não esqueçam de uma coisa essencial: Cada segundo que passa não volta atrás. E não sou a favor do Carpe Diem da maneira que muitos pregam: "Curta a vida, afinal não sairá vivo dela!" o que temos da vida é o que fazemos dela. Temos que viver nossa liberdade não se tornando escravo dela, de seus prazeres, sendo assim Libertinos. E como se mede a liberdade? Tenho uma dica: "Disciplina é liberdade" [HÁ TEMPOS - Legião Urbana]. Eu sou uma perfeita paulistana, uma cidade como São Paulo é muitas vezes fria, cria seres muitas vezes solitários, independentes, porém sonhadores, criativos e ágeis. Procurando uma saída para o gelo nas relações sociais, nos damos mais bem com nosso microcomputador que com nossos irmãos, nossos pais. Talvez por sermos tão solitários nos tornemos também egoístas e mesquinhos, esquecendo dos nossos valores primordiais.
Depois disso tudo, descobriu afinal o que te prende por rás de você mesmo? Que dor gritaria para acordaria sua vizinhança inteira? (ou quem sabe o mundo inteiro?)

31 comentários:

Anônimo disse...

fiquei sem palavras.. É tudo que eu sempre pensei e nunca disse! Todos nós temos "limitações" que nós mesmos criamos baseados na sociedade... Quem diz que não tem, está mentindo... Todos não contam algo, ou não fazem algo livremente, mesmo que escondido somente da mãe.. E pq as mães proibem? Por medo da represália que a sociedade pode fazer contra sua cria... E o pior castigo é fazer um ser humano sentir-se isolado, excluído de um grupo ao qual ele quer pertencer..



Tata = perfeitoo sue texto.. Ameiii

bjosss

Anônimo disse...

oie moça tudo bem ?
Surya:
como vão as coisas?
a sociedade de hoje é assim mesmo
como vc disse...sem palavras
acho q ñ conseguiria escrever isso
dessa forma...kkkkkk

bom mas na duvida ?!
-Vote na Talita!
kkkkkkkkkkkk
Bjos!

Anônimo disse...

lindo seu texto muito reflexivo tbm, faz levar ao que todo mundo chama de similaridade universalmente universal ^^!!!
bem somos todos iguais e a parte que mais me fez ligar a vc é a parte do livro e dos rabiscos.é o que todo mundo quer ser um singelo escrevente e não ter com que se preocupar mas infelizmente nos preocupamos com tudo a nossa volta e tudo o que dizemos ou escrevemos é o que somos e o que pensamos senão nem escreveriamos.amei seu texto mas vamos pensar juntossomos o ideal de alguem que nos ama conhece ou apenas vê.a responsabilidade de uma letra é tão grande como a de uma ideia ^^!!!
adorei seu texto e fiz uma relação nada a ver com ele tbm kkkk!!!

Anônimo disse...

tataa...

nem falo nada =X

perdi as palavras ;D

mto bom ^^

beijoo

Anônimo disse...

Essa música é realmente uma das poucas que consegue expressar a intensidade daquelas dores terriveis que expremem o coração!
Engraçado que eu tava ouvindo e refletindo sobre ela há pouco menos de meia hora oO

Sem comentários Taa, você disse exatamente tudo nesse post...
Só complementando sobre o que você disse sobre o ambiente e rotina de São Paulo criar seres frios...

"Há tempos o encanto está ausente e há ferrugem nos sorrisos..."

Acho que esse "encanto" citado na música, seria a esperança em relação á vida que é típica da pureza de uma criança, que ainda acredita nas pessoas e no futuro.

Bom, é isso!
Saudades, gata! :*

Anônimo disse...

aii q dor d cabeçaa

ahuhauuah

carambaa garota
**palmas**

eu voto em vc tbm viu xD

mas eh isso ai, faz falta as vezes ficar na net pra cima e pra baixo vendo o q teus amigos escrevem e naum achar nada como o q vc escreveu aki, eh bom refletir xp

;****

Anônimo disse...

É realmente deprimente pensar que tudo o que você disse é a mais nua e crua verdade. Como eu já disse antes e repito: O mundo já se desviou tanto do caminho certo que nós já não sabemos mais qual é ele. Isso se algum dia soubemos.
Eu também deveria voltar a escrever. É difícil arranjar algum tempo para nós mesmos... um tempo para refletir e organizar a nossa vida.
Adoro o seu jeito de pensar. Continue escrevendo, continue escrevendo.
Eu sou a favor de você ter uma coluna no jornal: "A verdade nua e crua" ou "Filosofando". Isso se sair algum jornal...xD
Beijos!

Anônimo disse...

nuhhhhhhhhh.
mew, esses dias mesmo eu tava discutindo isso com uns amigos. Mew, tenho a mesma opinião. (todos têm, soh q ngm se da conta do q está à sua frente).
saudadonas.
ooow gostei, vo por seu blog nos meus favoritos. o/
kosakosako
se cuida moçaa

bjo

Anônimo disse...

show de bola minha menina... acho que a voz interior um dia virá a tona e todos poderao ser livres pra se expressar sem pudores.. claro, tudo com prudencia e ordem...

força sempre

legiao eterno

Anônimo disse...

Nossa...

O que foi escrito é o que tá entalado na garganta de muita gente (na minha pelo menos) e não temos coragem para falar.

é um texto muito bom, muito bom mesmo!
pelo menos eu curti de montão!!!
(eu dou "bom dia" aos que eu encontro, inclusive cobradores e motoristas de ônibus)

bem legal o texto!

aledfs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Taaaaaah!
OmG!

ADOREI o texto,
extremamente foda,
quando publicar um livro
eu vou comprar!
*O*
\o\
e..
AMO legião!
*-*

aledfs disse...

Simplesmente tocante e muito bem elaborado este seu texto, mtas verdades outras, outras verdades contestáveis(q num vem ao caso ;) )
mas muito bom msmo, o legal é q muitos leiam issu tbm e q modelem seu modo de pensar..

SImplesmente d++ e vc sabe dissu ;)

bjOO

Anônimo disse...

Nossa Talita, eu não imagina que vc escrevia tão bem e que essa excelente escritora tem apenas 16 anos, tô ficando velha, e falando em gritar, domingo quase gritei hahahaha e meu grito ia chegar ao japão

beijo fofa

até sábado

Anônimo disse...

Talita, flor, tenho q te parabenizar, pq vc tem o dom de escrever...
Muito bom o texto...

bjins

Teus Muradás disse...

devo de concordar parcialmente com esse texto fabuloso.

As sociedades atuais, exteriormente são livres, temos minimamente justiça, bens materias, democracia, liberdade de expressão, mas intrinsecamente nossa sociedade é muito atrasada, ao mesmo tempo que progredimos exteriormente, as doenças psicosomaticas aumentam, o nosso cerebro se torna um grande lixo de ideia e emoções falsas, puros tabus da sociedade, as pessoas transformam seu serne numa lata de lixo.
Poucos, são os privilegiados, que conseguem se abrir, mesmo que parcialmente, para as pessoas. Temos dificuldades de nos mostrar, colocar a tona nossas dificuldades, nossos invernos emocionais.
A vida esta se resumindo a um curto espaço de tempo, em que para termos sucesso temos que buscar, status social, dinheiro e poder.
E assim nos tornamos livres intersocialmente e escravos de nossa própria mente.
O primeiro passo para nos livrarmos da escravidão cerebral, é dispertando a arte de pensar, a arte de amar e a cede de conhecimento.

vlw pessoal
um abrç a todos

Anônimo disse...

Talitaaaaaaaa!

Apareci por aquiii, viu???
=D

Meeeeo, vc escreve mtoo bem!!
Adoreeei o texto!
Apesar de o Carpe Diem não ser tão ruim \o\

Beeeeeeeeeeeeeeeeeejo³!

Andrey. disse...

\O/ você escreve mtO bem!
GOstei mtO e estOu esperandO
seu prÓximO pOst!

~> BjuS! :)

Anônimo disse...

É bom saber que ainda possa existir pessoas que pensam assim! Tata você sabe que você sempre foi um insentivo para mim, se não sabia ficou sabendo agora. Porque eu tenho muito orgulho de ter aprendido grandes coisas da vida com você! Tanto no grêmio, quanto na escola.. enfim... aprendi alguma coisa que me faça pensar diferente, porem não tenho espaço para expor-las! Mass mesmo assim, brigada! To com saudades!!

Beijos Mariana.

Gabriela Monteiro disse...

Oiiiiiii.!

putzzzzzzzz.!
meO Deuss, eu diria que seu texto ficou perfeito.!
fiquei ateh cm vergonha dos meus.!

linda.!
deve ser jornalista igual a mim.!

amO vc lindonaa.!

s2

bjOs.!

Rafa_Tonin disse...

"Talvez por sermos tão solitários nos tornemos também egoístas e mesquinhos" õ.O?

Talvez somos tão egoístas e mesquinhos simplismente por não notar recompensas tão gratificantes sendo altruístas ao extremo...

A questão é nascemos,vivemos e morreremos sozinhos ...qrendo ou nao.
Estar sozinho é um estado permanente,nos enganamos ao achar que não...Pessoas são mesquinhas e egoístas,todas elas!
O que pode acontecer são interesses ou sentimentos em comum[amor;amizade pincipalmente],prescisamos sim um dos outros para saber o caminho...mas andar,andar nós andamos sozinhos!

;***



bjos garota,amo-te!

Unknown disse...

Muito bem colocado Talita, soube se expressar bem, também acho que se "moldássemos" nossas crianças sem os nossos preconceitos e pontos de vistas deixando que elas mesmas julgassem o que é certo e errado nossa sociedade seria muito melhor. O que basta fazer é ensina-las a ter respeito a tudo e a todos.

Abraços
Pritty

Anônimo disse...

"Perfeito, pelo menos ao meu ponto de vista.

Concordo com todo o conteudo do texto, o que não me surpreende, pois temos mt em comum quanto a nossa maneira de pensar e enxergar o mundo.

Te admiro mt.

Ps.: me tornarei uma frequentadora assídua do seu blog =]"

Anônimo disse...

Sabe, logo no começo do texto lembrei de uma frase do Kurt Cobain... aquela "se meu sorriso pudesse mostrar o que sinto no fundo da minha alma, ao me verem sorrir, as pessoas chorariam comigo." Acho que as pessoas não conseguem mais olhar nos olhos umas das outras e enxergar a alma... ou então chorar com a outra pessoa.
No curso de publicidade ano passado, o professor convidou a gente para uma palestra sobre isso. Sobre como os indivíduos não conseguem mais se comunicar pessoalmente... é muito mais fácil dizer algo por e-mail do que pessoalmente... e a palestra era sobre como a publicidade ia agir em relação a isso!
Então... a sociedade e tudo mais... são os humanos...
Não acho válido falar que muita gente não "se solta" por causa de regrinhas. Existem pessoas que se soltam, e existem pessoas que olham feio para elas, não? Acho que a diferença fica por conta da visão única de cada um.

Seu blog tá linkado nos favoritos!
beijões

Anônimo disse...

Talita, como sempre me impressiona este seu modo de ver as coisas.

Apesar de terem tentado te "podar" a sociedade naum conseguiu retirar toda a sua sinceridade e nem sua critividade e continua sendo uma pessoa alegre.

você consegue ver e expressar muitas coisas que a grande maioria prefere ignorar, e isto é o que mais me impressiona em vc, pke vc naum deixa que se pensamento seja facilmente influenciado, você vai atrás de argumentos que comprovem sua convicção.

E esse seu texto é um modo a qual vc arranjou pra se expressar...e diga-se de passagem se expressou muito bem.

Bomm continuee sendo esta pessoa e sempre que tiver klker coisa novaa me dah um toke q eu lerei e comentarei com muito prazer..

Lets disse...

Nossa,moça...
Amei seu texto!
É demais parar pra pensar assim
na vida,na sociedade...é revoltante,mas amplia a mente!
Eu zoou que tú escreve muito,
mas é muito lindo tudo que tú escreve...
Me orgulho de ti,pequena criança ;-D
Bjs,moça
Te amo!!!

Anônimo disse...

Eu tenho tanto orgulho de vC hahahahaha.!

Vc me fez pensar... sérioO.!

TalveeZ vC estejaa certaaa.!

Talvez aqueles seus gritos no meio da rua tenham algum sentido

Hsahuuhsahusa

Fiquei preocupada com vC hojeee

Eu te amo mais que todo mundo

=)

BeijoooooO

Unknown disse...

puts, Talita.

texto perfeito..
sem comentários^^

xD

Anônimo disse...

ae talita

continue assim e aí eu penso em votar em você^^

Marcio disse...

Poxa legal parabéns, olha eu também sou muito fã de Legião acho q vc tbm é muito fã... É entra nessa comu.http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24948624 e quando vc entrar me manda um screp falou valeu...

Marcio disse...

bjão... sem palavras...